4º ano estuda os estados físicos da matéria

7 ABR 2011

Alunos fizeram atividade no Laboratório de Química no final de março.

As turmas do 4º ano do Ensino Fundamental participaram de aulas diferenciadas nos períodos vespertino e matutino. Eles utilizaram diversos materiais para fazer experiências sobre os estados físicos da matéria, conteúdo visto anteriormente em sala de aula.

A aluna Alexia (4MB) tenta resumir o que foi observado. “A aula foi bem legal, aprendemos sobre a temperatura da água”, afirma. Já as alunas Eduarda (4MA) e Mariana (4VC) apontam a descoberta dos estados líquido, sólido e gasoso como o mais interessante da experiência.

Os alunos tiveram essa aproximação do conteúdo porque, durante a atividade no Laboratório de Química, os professores incentivaram as discussões e apresentaram atividades práticas, permitindo que eles observassem os estados físicos dos materiais.

Durante a aula, os alunos prepararam uma receita de gelatina, interagindo com os conteúdos dos estados físicos trabalhados na sala de aula. Assim, eles puderam perceber as transformações que ocorreram com o pó da gelatina durante a elaboração da receita. No decorrer do preparo foi realizada uma discussão sobre o estado da gelatina, o estado da água e as mudanças envolvidas no processo culinário.

Essa foi justamente uma das experiências que mais chamou a atenção dos alunos. “Para mim, Química é divertido. Eu gostei de saber que o pó da gelatina é sólido”, conta Derick (4VB). Os alunos Rhaiane (4VA) e João Vitor Scheider (4VB), por sua vez, adoraram aprender a fazer a gelatina. “Achei legal que a gelatina estava no estado líquido e foi para o sólido”, aponta a aluna Gabriela (4MA).

Dessa forma, de acordo com os professores, foi possível relacionar situações cotidianas com as mudanças de estados físicos, favorecendo e enriquecendo o processo de ensino aprendizagem, despertando o interesse nos alunos e contribuindo para o desenvolvimento de habilidades como pesquisar, explorar, discutir, observar elaborar hipóteses.

A aluna Giovanna (4VC), por exemplo, conta que irá levar os conhecimentos para casa, inclusive para preparar gelatina com a mãe. Seu colega Lohan (4VA) completa: “Gostei da aula porque fizemos experiências e aprendemos sobre os estados sólido, líquido e gasoso”.

Para os professores, aulas como essa são importantes, pois dão legitimidade ao trabalho desenvolvido com os alunos, fazendo com que eles descubram verdadeiramente como acontecem as transformações.

Laboratório de Química