4º ano estuda os estados físicos da matéria

7 ABR 2011
Categoria | Ensino Fundamental

Alunos fizeram atividade no Laboratório de Química no final de março.

As turmas do 4º ano do Ensino Fundamental participaram de aulas diferenciadas nos períodos vespertino e matutino. Eles utilizaram diversos materiais para fazer experiências sobre os estados físicos da matéria, conteúdo visto anteriormente em sala de aula.

A aluna Alexia (4MB) tenta resumir o que foi observado. “A aula foi bem legal, aprendemos sobre a temperatura da água”, afirma. Já as alunas Eduarda (4MA) e Mariana (4VC) apontam a descoberta dos estados líquido, sólido e gasoso como o mais interessante da experiência.

Os alunos tiveram essa aproximação do conteúdo porque, durante a atividade no Laboratório de Química, os professores incentivaram as discussões e apresentaram atividades práticas, permitindo que eles observassem os estados físicos dos materiais.

Durante a aula, os alunos prepararam uma receita de gelatina, interagindo com os conteúdos dos estados físicos trabalhados na sala de aula. Assim, eles puderam perceber as transformações que ocorreram com o pó da gelatina durante a elaboração da receita. No decorrer do preparo foi realizada uma discussão sobre o estado da gelatina, o estado da água e as mudanças envolvidas no processo culinário.

Essa foi justamente uma das experiências que mais chamou a atenção dos alunos. “Para mim, Química é divertido. Eu gostei de saber que o pó da gelatina é sólido”, conta Derick (4VB). Os alunos Rhaiane (4VA) e João Vitor Scheider (4VB), por sua vez, adoraram aprender a fazer a gelatina. “Achei legal que a gelatina estava no estado líquido e foi para o sólido”, aponta a aluna Gabriela (4MA).

Dessa forma, de acordo com os professores, foi possível relacionar situações cotidianas com as mudanças de estados físicos, favorecendo e enriquecendo o processo de ensino aprendizagem, despertando o interesse nos alunos e contribuindo para o desenvolvimento de habilidades como pesquisar, explorar, discutir, observar elaborar hipóteses.

A aluna Giovanna (4VC), por exemplo, conta que irá levar os conhecimentos para casa, inclusive para preparar gelatina com a mãe. Seu colega Lohan (4VA) completa: “Gostei da aula porque fizemos experiências e aprendemos sobre os estados sólido, líquido e gasoso”.

Para os professores, aulas como essa são importantes, pois dão legitimidade ao trabalho desenvolvido com os alunos, fazendo com que eles descubram verdadeiramente como acontecem as transformações.

Laboratório de Química

Outras Notícias

 
endereço
Sede: Rua João Bettega, 15 - Portão, Curitiba, PR
Educação Infantil: Rua Luiz Parigot de Souza, 813 Portão, Curitiba, PR
contato@bagozzi.edu.br
(41) 3026-2144
mapa do site
O Colégio
Contato
Social
Grupo Bagozzi
Mantenedora
Notícias
Extraclasse
Estrutura
Multimídia
Matrículas
Centro
cultural
Agende uma visita
Equipe